As praias de Tamandaré e Carneiros são as mais desertas do litoral sul de Pernambuco. A característica, que já valeria a viagem, é incrementada ainda por belos cenários contornados por mar calmo e transparente

23 setembro, 2014

São diversos recifes que formam piscinas naturais, areia branca e coqueiros. 
Tamandaré é a sede do município, com áreas urbanizadas, casas de veraneio e barracas que recebem turistas nos finais de semana e na alta temporada. 

Já Carneiros, acessível por estrada (dez quilômetros, sendo cinco de terra) ou pela praia (cerca de meia hora de caminhada), é completamente rústica. 
Além das particularidades descritas acima, tem ainda um rio de águas verdes que se mistura com o mar na maré alta. Para fechar a paisagem bucólica com chave de ouro, uma igreja branquinha, dedicada a São Benedito, é cercada por coqueirais e ocupa lugar de destaque na areia.

Quem vai para Carneiros de carro só chega à praia através das estradinhas que levam aos bares mais famosos da região. O Bora Bora, com infraestrutura de quiosques, fica em um dos trechos mais exuberantes da praia. Já o Sítio da Prainha oferece mais que bebidas e petiscos - no cardápio estão passeios a cavalo e de catamarã para as piscinas naturais. 
Uma das novidades gastronômicas da região foi a chegada do restaurante Beijupirá à região. Famosa em Porto de Galinhas e Olinda, a casa capricha nas receitas que combinam peixes frescos e ingredientes locais como banana, caju, coco...

Para os marinheiros de plantão, há diversas rotas feitas de barco. Os tours partem da praia de Tamandaré e variam de acordo com as estações do ano. No verão, os mais procurados são os que seguem para Carneiros ou para a ilha do Coqueiro. O rio Formoso e as áreas de mangue fazem parte dos roteiros da baixa temporada.