A 55 quilômetros de Natal (Litoral Norte), o distrito é famoso por seus parrachos - formações de corais - a sete quilômetros da costa
23 março, 2014
Na maré baixa, os recifes formam piscinas de águas mornas e cristalinas onde é possível mergulhar em meio a peixes coloridos. Bastante preservadas, as formações abrigam rica fauna marinha como budiões, baiacus, robalos, polvos e moréias, vistos com máscara e snorkel.
Parrachos reúnem budiões, baiacus, robalos, polvos e moréias, vistos com máscara e snorkel
Por se tratar de uma Área de Preservação Ambiental, os 13 quilômetros quadrados de parrachos têm a atividade turística controlada e fiscalizada - na alta estação, somente 654 pessoas por dia podem nadar por ali. Na baixa, o número cai para 492 pessoas. A profundidade do mergulho fica entre dois e quatro metros.
catamarãs, barcos de pescadores ou jangadas, os visitantes chegam a um flutuante - ponto fixo de onde os grupos de mergulhadores partem para vislumbrar as belezas submersas. Lá embaixo, ninguém pode tocar em nada, de acordo com as normas de preservação. Em Maracajaú, também é possível mergulhar com cilindro.
Maracajaú é distrito da cidade de Maxaranguape, que abriga o ponto da América do Sul mais próximo da África - o Cabo de São Roque. Para sinalizar o local, em 1898 foi construído um farol de 32 metros de altura. Cartão postal de Maxaranguape, o farol descortina uma das mais belas vistas da região.
A cidade abriga ainda a Barra de Maxaranguape, bastante procurada por surfistas, windsurfistas e pescadores. Completam o cenário, ainda, as lagoas e as dunas - exploradas em passeios de bugue ou quadriciclo - os manguezais, o rio e os trechos de mata indicados para trekking e cavalgada.
Não deixe de visitar a Árvore do Amor, um "abraço" entre duas gameleiras, árvore típica da região, provocado pelos fortes ventos que sopram por ali. Maxaranguape oferece também um rico artesanato, com peças produzidas em junco, palha, algas e madeira.
Maxaranguape e Maracajaú ficam próximas de todos os atrativos turísticos do Litoral Norte como as praias de Punaú, de Jacumã e de Genipabu; da Lagoa de Pitangui e das vilas de São Miguel do Gostoso e de Touros.