A vida corre mansa em Icaraí de Amontada, também chamada de Icaraizinho por seus moradores. Na vila de pescadores, as atrações ficam por conta do banho de mar
12 maio, 2014
Que na maré baixa ganha piscinas naturais -, das caminhadas por trilhas em matas nativas e da prática de wind ou kitesurf, levando em conta que os ventos que sopram por ali são perfeitos para velejar. Quem não tem intimidade com velas e pipas pode acompanhar as manobras da areia, no embalo do reggae.
Depois de curtir ou radicalizar, é hora de apreciar o alaranjado pôr do sol em meio aos coqueirais. Antes de voltar para a pousada - os estabelecimentos são rústicos, mas muito aconchegantes - vale seguir para os restaurantes e saborear os pratos à base de frutos do mar, com destaque para as porções de camarão e ostra. A água de coco gelada acompanha a refeição e o caju é a pedida para a sobremesa.
A seis quilômetros de Icaraizinho fica a praia de Moitas, ainda mais bucólica, com dezenas de barquinhos atracados. Não deixe de fazer o principal passeio da área - o de balsa, que leva à nascente do rio Aracatiaçu. A embarcação passa por mangues e fazendas de criação de camarão até chegar ao distrito vizinho de Mosquito, onde vilas se escondem entre dunas.
Outro pacato vilarejo nos arredores de Icaraí de Amontada é Caetanos. Rodeada por coqueiros, a praia tem mar calmo, mas recebe rajadas de vento perfeitas para a prática de esportes náuticos. Merecem destaques os restaurantes - apesar de simples, servem deliciosos pratos exóticos como moqueca de arraia e cação ao molho de coco. Estique o passeio até à deserta Lagoa do Sabiaguaba, emoldurada por dunas e coqueirais.