Novas linguagens, novas apostas

17 setembro, 2013

As novas linguagens trazem à sociedade uma cultura múltipla. Fazê-las, nos dias modernos, e principalmente no Brasil, é apostar em um retorno – não apenas financeiro – como a admiração do espectador da arte. Sabemos da dificuldade de expandir o mercado da cultura em nosso país, o que torna o entendimento de outras linguagens ainda mais complexo. O público paga para apreciar o novo, o bem feito, aquilo que provoca emoções.

Foto: tenaciousme O cinema nacional produziu o primeiro filme em 3D do Brasil. A comédia “Se puder…Dirija!”, dirigido por Paulo Fontenelle e protagonizado por Luís Fernando Guimarães, entrou para nossa história. Mas a grande pergunta feita pelos críticos foi: por que fizeram este filme em três dimensões?

Na minha opinião, é muito importante reconhecer que foi uma vontade cautelosa do meio artístico em mostrar que temos capacidade de explorar outras linguagens. A simplicidade do roteiro, o cuidado com estratégias de fotografia e a tecnologia explorada construíram a linguagem em movimento diferente do que já existia.

O Partio estudou a demanda do investimento na cultura e apresentamos o “Se puder…Dirija!” como um projeto de captação às empresas que, como apoiadoras da cultura nacional, entenderam a importância histórica, linguística e cultural do projeto e financiaram o longa. Assim, além de mostrarmos ao público a realização de um cinema “novo” brasileiro, fizemos nosso papel de captador e incentivador, mostrando que iniciativas possuem sempre suas vantagens.

Como já disse aqui, pelo desafio e dificuldades na captação para o projeto de suas vidas, alguns artistas tendem a enxugar investimentos em marketing ou recursos técnicos. Nesse caso, a conquista de uma nova linguagem provou que essas dificuldades estão sendo enfrentadas sempre que a vontade de fazer algo inovador, mesmo que seja criticado, é maior. Isso mostra que podemos crescer de diversas formas em nosso cenário cultural enquanto houver coragem por parte da cadeia produtor – investidor.
Continue ...

O RioMarket, área de negócios do Festival do Rio e maior mercado do audiovisual da América Latina

17 setembro, 2013

Foto: Divulgação
O RioMarket, área de negócios do Festival do Rio e maior mercado do audiovisual da América Latina, acontecerá no Pavilhão do Festival do Rio, localizado no Armazém da Utopia (Armazém 6 do Cais do Porto), de 27 de setembro a 10 de outubro.

Foto: DivulgaçãoSegundo Walkíria Barbosa, diretora-executiva do Festival do Rio, com o aquecimento do mercado devido à Lei 12.485/2011, espera-se receber mais de mil pessoas durante todo o evento, que no último ano promoveu 650 rodadas de negócios e mais de 90 horas de painéis, seminários e workshops com personalidades de todos os continentes.

“Neste ano os principais destaques são William Harper, roteirista de Greys Anatomy; Raelle Tucker, roteirista de True Bood e Supernatural; Chris Newman, vencedor de Oscar de melhor som por três vezes; e a figurinista Mary Vogt, responsável por sucessos como o macacão que Michelle Pfeiffer usou em Batman – O Retorno e pelo figurino de O Quarteto Fantástico, MIB, entre outros”, conta Walkíria.

A programação envolve o RioSeminars,o RioScreenings e as Rodadas de Negócios.

O RioSeminars fomenta debates e discussões sobre os temas mais atuais da indústria audiovisual, além de informar sobre as novas tecnologias e tendências do mercado, com renomados profissionais do ramo do entretenimento e da indústria do audiovisual vindo de todas as partes do mundo. Em 2013 apresentará um Fórum Internacional de Coprodução, discutirá Oportunidades de Produção para a TV e trará seminários sobre tecnologia, além de promover workshops de roteiro, figurino, som e marketing para cinema, entre outros.

O RioScreenings recebe profissionais de audiovisual em busca de novos produtos a serem adquiridos, distribuídos ou para coproduções, como sales agents, programadores, distribuidores, exibidores, produtores, profissionais de televisão, internet e mídias digitais. Participam projetos em todos os formatos audiovisuais (cinema, programas de TV, conteúdos para Internet e mídias digitais) produzidos a partir de 2011.

Já as Rodadas de Negócios promovem o encontro entre produtores e profissionais que se destacam na indústria do audiovisual e interessados em novos negócios. Essas reuniões permitem um intenso networking e troca de informações entre produtores, distribuidores, programadores e sales agents, nacionais e internacionais, das áreas de cinema, televisão e mídias digitais.
Continue ...

Diversidade Cultural

17 setembro, 2013

Continue ...

Música, dança e teatro entram em cena no Espaço Cultural Alagados

17 setembro, 2013
Nos dias 17, 18 e 19 de setembro o Espaço Cultural Alagados – espaço pertencente à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa) – apresenta a mostra Alagados em Cena com diversas manifestações artísticas, além de mesa redonda e exibição de filmes, na agenda do evento. A programação é gratuita, destaque para a roda de diálogo sobre Cultura e Juventude Negra, que acontece no primeiro dia e conta com a presença de Margareth Menezes, Magary Lord e Lazzo Matumbi. A mediação fica por conta de Jackson Costa.

Um palco será  montado na praça do final de linha do bairro do Uruguai para as apresentações, que começam no início da noite com os grupos Bagunçaço, Palafitas e The Calice Reggae. No segundo dia dois espetáculos teatrais estão programados: “Quem tem medo do Lobo Mau” e “Contos Negreiros”, ambos do grupo teatral Boca de Cena. A programação conta ainda com apresentações de dança e capoeira, a exibição do filme “Ninja do Gueto”, com direção de Nerivaldo Ferreira e Herondi Souza. Para fechar a noite, show de Carlos Eduardo e Marcão.

No último dia o Grupo de Dança Aratu, da Escola Municipal Vereador Péricles Reni de Souza abre as apresentações. Em seguida os grupos Renascer Dance e União Dance sobem ao palco. A noite segue com a peça “Mákaba – Um Conto quase de Fada”, do grupo Teatro Experimental Meninos da ABEAC – TEMA, a roda de capoeira de Angola com o grupo FICA; e mais dança com o grupo Vem Chamegar Comigo e Companhia de Dança Reflexo; além da dança de rua do grupo Conspiração.


Continue ...

Uma das melhores exposições do mundo

17 setembro, 2013
Como resgatar o interesse das pessoas por arte? Como reaproveitar e ocupar de forma criativa os espaços culturais e antigos monumentos? Como integrar arte tradicional com arte contemporânea? Todas essas respostas se encontram na exposição do Carrières de Lumières, com a mostra ”Monet, Renoir…Chagall. Voyages en Méditerranée“. O evento acontece na cidade de Baux de Provence, França.





Continue ...