O RioMarket, área de negócios do Festival do Rio e maior mercado do audiovisual da América Latina

17 setembro, 2013

Foto: Divulgação
O RioMarket, área de negócios do Festival do Rio e maior mercado do audiovisual da América Latina, acontecerá no Pavilhão do Festival do Rio, localizado no Armazém da Utopia (Armazém 6 do Cais do Porto), de 27 de setembro a 10 de outubro.

Foto: DivulgaçãoSegundo Walkíria Barbosa, diretora-executiva do Festival do Rio, com o aquecimento do mercado devido à Lei 12.485/2011, espera-se receber mais de mil pessoas durante todo o evento, que no último ano promoveu 650 rodadas de negócios e mais de 90 horas de painéis, seminários e workshops com personalidades de todos os continentes.

“Neste ano os principais destaques são William Harper, roteirista de Greys Anatomy; Raelle Tucker, roteirista de True Bood e Supernatural; Chris Newman, vencedor de Oscar de melhor som por três vezes; e a figurinista Mary Vogt, responsável por sucessos como o macacão que Michelle Pfeiffer usou em Batman – O Retorno e pelo figurino de O Quarteto Fantástico, MIB, entre outros”, conta Walkíria.

A programação envolve o RioSeminars,o RioScreenings e as Rodadas de Negócios.

O RioSeminars fomenta debates e discussões sobre os temas mais atuais da indústria audiovisual, além de informar sobre as novas tecnologias e tendências do mercado, com renomados profissionais do ramo do entretenimento e da indústria do audiovisual vindo de todas as partes do mundo. Em 2013 apresentará um Fórum Internacional de Coprodução, discutirá Oportunidades de Produção para a TV e trará seminários sobre tecnologia, além de promover workshops de roteiro, figurino, som e marketing para cinema, entre outros.

O RioScreenings recebe profissionais de audiovisual em busca de novos produtos a serem adquiridos, distribuídos ou para coproduções, como sales agents, programadores, distribuidores, exibidores, produtores, profissionais de televisão, internet e mídias digitais. Participam projetos em todos os formatos audiovisuais (cinema, programas de TV, conteúdos para Internet e mídias digitais) produzidos a partir de 2011.

Já as Rodadas de Negócios promovem o encontro entre produtores e profissionais que se destacam na indústria do audiovisual e interessados em novos negócios. Essas reuniões permitem um intenso networking e troca de informações entre produtores, distribuidores, programadores e sales agents, nacionais e internacionais, das áreas de cinema, televisão e mídias digitais.